quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O jogo de Xadrez auxilia no ensino da Matemática?

É sabido que a prática do xadrez auxilia os alunos no seu rendimento escolar através do desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas. No entanto, é fundamental que o professor saiba como utilizá-lo pedagogicamente na sala de aula. Não se trata apenas de uma atividade que se restrinja às aulas de xadrez ou às horas de lazer do aluno. O xadrez pode e deve ser trabalhado em sala de aula, de forma multidisciplinar, seja dentro da Matemática, da História, do Português ou de qualquer outra disciplina.

Segundo o Professor Sylvio Rezende, muitas pessoas só ligam a prática do xadrez à Matemática. “Isso é um equívoco. A abrangência do xadrez é muito maior e ele pode ser utilizado nas aulas de qualquer disciplina”, destaca.

O Professor Antonio Villar, da Universidade de Brasília, concorda que o ensino de xadrez possa ser integrado a todas as outras disciplinas da grade curricular. Para demonstrar isso, ele cita algumas formas de se trabalhar o xadrez em sala de aula junto a outras disciplinas:

Matemática - No que concerne à Matemática, o xadrez é um dispositivo eficaz para a aprendizagem da aritmética (noções de troca, valor comparado das peças, controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares...), da álgebra (cálculo do índice de desempenho dos jogadores, que é assimilável a um sistema de equações com “n” incógnitas...) e da geometria (o movimento das peças é uma introdução às noções de verticalidade, de horizontalidade, a representação do tabuleiro é estabelecida como um sistema cartesiano...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário